sábado, 29 de marzo de 2008

Marcio Kogan e Lair Reis












Cores e volumes lúdicos, sem apelar para infantilização
A escola-berçário Primetime adota uma filosofia de ensino que proporciona condições favoráveis ao desenvolvimento do potencial de crianças até três anos. Nesse contexto, a arquitetura assume o papel primordial de estimular os sentidos. A proposta de Marcio Kogan e Lair Reis explora as possibilidades implícitas nesse objetivo e estabelece um dinâmico e colorido jogo de volumes, construídos com diferentes materiais.
A própria cliente estruturou o complexo programa da escola-berçário com capacidade para 75 crianças, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo. Foi um trabalho construído ao longo de anos de estudo e planejamento, período em que, paralelamente, ela adquiriu diversos itens de mobiliário importado, selecionados pelo design e por oferecerem soluções consideradas adequadas e atuais. “Ela sabe exatamente o que quer. Cada detalhe foi exaustivamente discutido e tem o seu porquê”, descreve Marcio Kogan, autor do projeto.
A arquitetura de linhas contemporâneas, com caráter lúdico e sem o apelo fácil da infantilização dos espaços, já era uma das premissas da cliente antes de contratar o projeto. Ficou fácil, então, escapar dos modelos convencionais e propor uma construção baseada na composição de volumes e cores e na mescla de concreto, vidro e policarbonato. O resultado é um conjunto de caixas que interagem e, à primeira vista, fazem o observador supor que se trata de um escritório.


Para dispor todos os itens do programa no lote de esquina, relativamente pequeno, foi necessário verticalizar a construção. Com três pavimentos interligados por rampas, o bloco principal apresenta fachada sul transparente, expondo a circulação com guarda-corpo de vidro e a grande empena amarela que resguarda os demais espaços. Quase todos os ambientes estão abertos para a face norte, que ganhou a proteção de chapas perfuradas instaladas a 1,20 metro de distância da fachada posterior, criando varandas que possibilitam deixar os vidros abertos sem colocar em risco a segurança das crianças. Vista externamente, essa fachada parece opaca durante o dia e transparente à noite. Voltada para a pequena praça de transição entre o espaço público e o privado, a face frontal destaca-se pelo volume cúbico amarelo, que se projeta do limite da construção e abriga uma pequena sala de reuniões.
No térreo do bloco principal há apenas a rampa com fechamento de policarbonato que embute a linha de pilares. Ela leva ao andar intermediário, reservado para as crianças que já conseguem caminhar, e ao pavimento superior, onde ficam os bebês que ainda não andam. Dois outros blocos foram implantados no nível da rua. O de cor laranja concentra cozinha e refeitório, ambientes também usados em atividades didáticas, enquanto o bloco amarelo destina-se à sala de múltiplo uso com palco, explica Lair Reis, co-autor do projeto.No detalhamento, foram previstos diversos itens sofisticados, que têm por objetivo assegurar higiene e conforto tanto para as crianças como para os funcionários. No piso superior, onde funcionam o berçário e o lactário, o sistema de ventilação com pressão positiva e ar filtrado evita a contaminação das mamadeiras e dificulta a transmissão de viroses. Para evitar que funcionários levem vírus ou bactérias ao lactário, foram criadas uma área exclusiva para higienização de utensílios e um passa-mamadeiras de design hermético, instalado na parede que separa o ambiente da galeria de circulação.
A sala de banho dos bebês tem conjuntos de banheira e bancadas desenhadas especialmente para este projeto. Do tipo monobloco, as peças foram elaboradas em resina, a partir de um molde desenvolvido com a participação da cliente. O mobiliário embutido foi desenhado pelos arquitetos, que previram espaços para deixar objetos e acessórios à mão, facilitando o acesso e as atividades de rotina. A iluminação de alta eficiência energética evita o ofuscamento da visão dos bebês quando estão deitados e o paisagismo explora espécies que aguçam a curiosidade das crianças por meio de cores, aromas e texturas.




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